destaque destaque destaque
Contato

 

UM JARDIM PARA CHAMAR DE SEU

 

O verde das plantas é presente na maioria dos ambientes, seja em pequenos vasos decorados, em arranjos que pontuam a decoração, jardins verticais deslumbrantes ou jardins extensos fascinantes.

 

Os paisagistas capricharam em projetos super criativos que misturam texturas, efeitos especiais, grafite e revestimentos, ajudando a criar a percepção de maior interação entre espaços internos e externos, aumentando assim a conexão com a natureza.

 

Le Riad Bontempo - Luiz Carlos Orsini

 

Com experiência de 14 participações nas mostras de Casacor em vários estados, desta vez o paisagista Luiz Carlos Orsini embarcou no Le Riad Bontempo, projeto do arquiteto Migotto que a seu convite, teve o desafio em trazer para São Paulo, espécies de plantas exóticas e de clima desértico.

 

 

 

O termo Riad significa jardim em árabe e está relacionado com o fato dos pátios das casas, funcionarem como jardins, tendo árvores e fontes. Os quartos e salas se abrem para este pátio, se beneficiando do efeito refrescante que as plantas proporcionam.

 

 

 

O belo Oasis possui inúmeras Tamareiras, vindas do sul da divisa com o Uruguai e Orsini explica que elas são extremamente resistentes ao clima muito quente do dia e muito frio da noite e tanto elas quanto o Pistache e o Damasco são úteis, pois estas plantas oferecem alimento aos nômades e tuaregues em suas viagens pelo deserto.

 

 

 

 

No centro do pátio, um espelho d'água traz frescor ao espaço e vasos marroquinos, com vegetação em torre para harmonizar com a arquitetura das portas de vidro, dão o toque especial ao maravilhoso paisagismo, e os destaques são os revestimentos utilizados na parede ao fundo, uma pedra vinda de Jerusalém e o ladrilho hidráulico da Dalle Piagge, desenvolvido pelo arquiteto.

 

 

 

 

Alameda - Mauro Contesini

 

O maior desafio do paisagista Mauro Contesini foi transformar um local de passagem  , criado para o circuíto Casacor, em um espaço agradável, de descanso e que não tivesse a característica de corredor.

O visitante pode dar uma pausa no circuito, contemplar a natureza, bater um papo e relaxar um pouco. A vegetação original foi preservada e ao mesmo tempo Mauro optou por implantar espécies como as palmeira fênix, nandina, bromélia fireball, lisimáquia, entre outras espécies de plantas.

 

 

 

Uma estrutura foi construída para nivelar o piso que recebeu ripado de madeira ecológica fornecida pela empresa INBRASIL e a parede de pedras, já existente no local, serviu de pano de fundo para o ambiente de 96m² com banco e poltronas. “A ideia é fazer as pessoas se desconectarem da vida urbana”, explica o paisagista.

 

 

 

 

O espaço ainda conta com um jardim vertical, executado por Danielle Alves Paisagismo e as esculturas, feitas com tiras de ferro, representam as fitas de DNA, uma reverência a vida, uma vez que a Casacor tem esse ano o tema: "A Casa Viva".

 

  

 

Coliving - Clariça Lima

 

Na mostra com tema “Casa Viva”, a paisagista criou um ambiente de 138m² visando a interação e troca de experiências dos visitantes. “Quero o jardim repleto de pessoas envolvidas em conversas, curtindo todas as possibilidades oferecidas neste espaço, seja apreciando as cores da natureza, o conforto dos móveis ou o frescor de um local ao ar livre”, explica Clariça. “O Coliving incentiva a convivência. Esta é uma característica que carrego em todos os meus projetos paisagísticos”.

 

 

         Foto Renato Navarro

 

A cor também é um elemento muito presente no jardim, que está na pintura ombré nas paredes do ambiente - utilizando as tintas “Mergulho Sereno”, “Troféu de Prata” e “Bola de Gude”. Para o revestimento do piso, o eleito pela paisagista foi o porcelanato Batutto, que traz peças inspiradas no granilite, tendência na decoração.

 

 

          Detalhe da pintura ombré

 

 

          Detalhe do porcelanato Batutto da Cerâmica Portinari

 

Jardim das Casas - Roberto Riscala

 

Vários espaços de convivência permeiam o jardim de 275 m². Para inovar, Riscala utiliza plantas comestíveis não-convencionais (as Pancs, em alta na gastronomia contemporânea) em vasos, convivendo com muros verdes, suculentas e frutíferas em tinas de madeira.

 

 

          Foto Renato Navarro

 

“Além de comestíveis, elas são lindas”, comenta Riscala. “O importante é ter a natureza próxima. Podemos cultivar uma jabuticabeira bonsai em um vaso de 20 cm. Podemos ter as pancs. Jardim não é trabalho, jardim é você gostar e fazer com vontade.”

O espaço conta com o piso cimentício Solo Levigato e o revestimento cimentício de parede Cobogó Leno, desenhados por Zanini de Zanine.

 

 

          Ao fundo o cobogó Leno - Solarium Revestimentos

 

           Detalhe do piso cimentício Solo Levigato - Solarium Revestimentos

 


Paisagem de Luz  - Plantar ideias - Luciana Pitombo e Felipe Stracci

 

Batizado de Paisagem de Luz o espaço da dupla possui vários itens merecem atenção: como o piso que ganha tridimensionalidade, os tocheiros em formato de tucano, desenhados exclusivamente para o projeto e o grafite cinético, assinado pelo artista Bieto, no muro do espelho d’água, que é um capítulo a parte. Especialmente quando anoitece e a área se enche de cores e movimentos não por conta da tinta fluorescente ou efeitos tecnológicos, mas apenas pela luz.

 

 

          Foto Evelyn Müller

 

Esta composição de elementos, no jogo de luz e sombra, ganha ainda mais destaque com a utilização do revestimento 10 x 10 cm Fiji, com efeito de pedra natural, revestindo a piscina. “É o cenário perfeito para vivenciar a natureza em meio à cidade, criando um ambiente perfeito para descansar”, fala Luciana.

 

 

          Detalhe do revestimento Fiji OMD14952 - Cerâmica Atlas

 

Luciana e Felipe investiram em  um jardim pré-fabricado. “Nossa ideia é evidenciar que não são apenas casas e espaços internos que podem ser pré-fabricados”, revela Luciana. A proposta da dupla consiste em mostrar um jardim onde todos os seus elementos, como estruturas metálicas, móveis, plantas e revestimentos, possam ser retirados e transportados para outro lugar sempre que preciso, com facilidade e sem causar nenhum dano ao meio ambiente. Esse conceito de pré-fabricação permitiu que o jardim não necessitasse de estruturas fixas. O resultado foi uma obra limpa e muito sustentável, composta por pisos pré-fabricados de concreto, da linha Apis, desenhada pela dupla, que, instalados sobre areia, permitiram eliminar o uso de contrapiso.

 

 

 


Praça CASACOR - João Jadão e Catê Poli

 

Formado por três áreas independentes, mais do que servir de passagem para todos os prédios que integram a mostra, a praça de 320 m² é o ponto de encontro para quem deseja não só contemplar a natureza como desfrutar dos recantos preparados pelos paisagistas. A entrada acontece pela escada de quartzito, com formatos irregulares que realçam o melhor do estilo rústico, ou por uma rampa que garante total acessibilidade ao espaço. “O jardim é um local de acolhimento e vivência de pessoas”, resume João Jadão. “Queremos que o visitante tenha uma experiência agradável e marcante no nosso jardim”, continua Catê.

 

 

          Fotos Evelyn Müller

 

Inspirado no estilo nórdico, forte tendência no paisagismo, o espaço contém duas casinhas de estrutura metálica que convidam à contemplação. Para imprimir um toque fashion e descolado, um grafite de um escaravelho, símbolo egípcio sagrado e outro, uma libélula, foram pintados com spray e stencil pelo artista plástico Arnaldo Degasperi, sobre a parede com bricks cerâmicos.

 

 

          Detalhe do Brick Contemporâneo Piemonte - Lepri Finas Cerâmicas Rústicas

 

No piso, tanto nas casinhas quanto no pergolado, a escolha dos paisagistas ficou por conta dos ladrilhos hidráulicos geométricos desenhados por Catê Poli para a Ladrilar e no restante do espaço foi utilizado o piso drenante (Empresas City), que permeia os caminhos da praça e permite o escoamento de água.

 

 

          Detalhe do Ladrilho Hidráulico - Ladrilar

 

 

          Detalhe do piso drenante - Empresas City

 

Continue acompanhando as matérias sobre a Casacor SP e não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal.

 

Acesse nossas mídias sociais         e também veja nossos vídeos no , se inscreva e deixe seu Like.

  Pag 1/228