destaque destaque destaque
Contato

 

CORES ALEGRES E INTENSAS

 

Com ares modernos, o imóvel com 187m² foi completamente reformado para atender as demandas e os sonhos da família composta pelo casal e seus dois filhos pequenos. Peças de cores intensas e estilo retrô foram escolhidas para compor o living do apartamento.

 

Com espaço de sobra para abrigar todos os sonhos do casal e dos dois filhos, o apartamento de 187 m², localizado no bairro da Vila Leopoldina, capital paulista, parecia a morada perfeita para a família. Porém, assim que mudaram perceberam que a planta não atendia as necessidades que tanto almejavam. Assim, convocaram a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva seu nome, para comandar a reforma do imóvel.

 

Quando os clientes compraram o apartamento, os novos moradores não encontraram a disposição dos ambientes conforme a planta original, pois o antigo proprietário já havia empreendido algumas tentativas de reformas. Conforme a nova família chegou, tentaram, sozinhos, dar uma nova cara ao imóvel através das mudanças de alguns acabamentos. “No entanto, o resultado alcançado não deixava o casal confortável nem mesmo para um churrasco entre amigos”, releva Cristiane.

 

 

 

O living foi pensado para que a família estivesse sempre reunida, mesmo quando ao receber visitas. Por isso, a proposta de Cristiane para o living agrega uma lareira ecológica posicionada na mesa de centro. “O fogo aquece e reúne as pessoas”, avalia Cristiane.

 

 

 

Na composição do décor, a escolha por um sofá arredondado (Líder Interiores), as poltronas de estilo retrô também da Líder (já eram dos clientes) e o tapete redondo (Santa Mônica) delimitam o espaço em uma atmosfera muito convidativa e destacam as cores despojadas, em uma tradução da personalidade dos moradores. Ao lado, uma charmosa cristaleira espelhada e com espaço para objetos decorativos ainda dispõe do bar e a adega, deixando os convidados à vontade para se servirem.

 

 

 

No home theater, a marcenaria projetada por Cristiane Schiavoni recebe todos os equipamentos que integram o sistema de áudio e vídeo.

 

 

 

Integrado, o conceito do home theater foi promover o entretenimento com a estrutura completa de áudio e vídeo e um décor que evoca o apreço dos moradores pelos tons fortes. Junto com o confortável sofá azul da Líder (também já era dos clientes) – perfeito para maratonar séries e os filmes preferidos da criançada –, a escultura amarela da artista plástica Rosana Ciotta. “Com o posicionamento da área social, os adultos podem aproveitar o living, enquanto ficam ‘de olho’ nos pequenos diante da TV”, destaca a arquiteta.

 

 

 

Com a reforma, a sala de jantar passou a ocupar o espaço da antiga varanda e, com esta nova disposição, o ambiente recebe desde os jantares mais tradicionais, como também atua como apoio à churrasqueira, que por sua vez está integrada ao espaço social da casa. Além da amplitude, ao abrirem as persianas, se tem a oportunidade de apreciar o skyline de São Paulo. Nas escolhas, o primor da mesa de jantar azul, combinada à elegância das cadeiras, em seus três modelos diferentes, mantém a proposta elaborada pela arquiteta para a área social. “Na delimitação dos ambientes, trouxe também o cobogó, elemento tão brasileiro que agregou ares de memória afetiva”, reconhece Cristiane.

 

 

 

Antes da repaginação proposta pela arquiteta, a área da churrasqueira encontrava-se isolada da área social. Com a transformação, tornou-se valorizada: além de equipada para nenhum churrasqueiro botar defeito, ganhou dimensões e uma utilização ainda maior. Perfeita para receber muitos convidados, com o visual do fechamento de vidro e todas as premissas sonhadas pelos moradores, a mesa com quatro posições trazida por Cris foi eleita como local preferido para o café da manhã e refeições rápidas.

Bancada revestida com granito preto, backsplash com azulejo retrô e um aparato de churrasqueira profissional, deram o toque especial ao ambiente.

 

 

 

Outro ambiente que antes da obra não atendia as necessidades dos moradores era a área de estudos das crianças e eventual home office para os pais. A arquiteta conta que a solicitação foi de um local arejado e agradável para família. Separada da sala de jantar pelo cobogó, a mesa para as atividades foi posicionada com vista para a cidade e o verde das samambaias fixadas no teto contribuiu para uma áurea de bem-estar com a presença do natural em meio à cidade grande. “Sensação de paz é fundamental para fazer as lições de casa”, conta Cristiane com sua experiência materna. Para complementar, a marcenaria entrou em cena para trazer os armários setorizados: materiais de escritório, livros e cadernos ganharam local próprio e deixaram de frequentar lugares improvisados na casa.

Para a mesa, Cristiane Schiavoni utilizou MDF criando um efeito visual interessante.



 

 

O lavabo ganhou nova roupagem e trouxe a monocromia do preto e do cinza em diferentes formatos e texturas com o intuito de produzir um contraponto aos demais cômodos coloridos presentes na área social do apartamento.  Com o corte geométrico da cuba esculpida em pedra (granito preto São Gabriel com acabamento vulcano), os traços foram mantidos no formato da aplicação do revestimento da parede (mosaico de pedra da Mosarte), e o espelho, que seguiu em continuidade até a altura do teto.

 

 

 

Na cozinha, que já havia sido alterada pelos antigos habitantes, o projeto manteve a marcenaria, que atendia a estrutura concebida no projeto de Cristiane Schiavoni. Atenta à ergonomia da área de manuseio, a arquiteta substituiu a pedra da bancada pelo Granito Café Imperial (Mont Blanc Mármores), que se alinhou às demais escolhas para o ambiente.

Com ampla circulação, a cozinha dispõe de toda estrutura para refeições do dia a dia, bem como menus mais elaborados em celebrações especiais. Eletrodomésticos embutidos e torneira gourmet fazem da cozinha um espaço de chef.

 

 

 

A suíte máster foi arquitetada como um refúgio do casal. A profissional apostou no duo branco e preto para ‘abraçar’ os moradores com diversas texturas e materiais, além da iluminação (Empório Luz), que concebe uma atmosfera acolhedora. A escolha para a cabeceira é um tanto quanto inusitada e genial: o revestimento cerâmico cinza escuro (Portinari), envolto na profundidade do painel, se destaca pelo seu efeito tridimensional e é ainda mais valorizado pela iluminação indireta incluída.

Madeira, tons de cinza e iluminação aconchegante mesclam descanso e delicadeza neste espaço.



 

O banho máster seguiu a mesma paleta de cores do ambiente principal e as diversas texturas quebraram a monotonia e trouxeram conforto ao ambiente. O box dispõe de medidas generosas e, e a pedido da moradora, uma banheira pequena facilita o banho do filho mais novo sem gastos excessivos de água. “Embora pequena, é inegável que trará relaxamento para todos”, diz a arquiteta.

 

 

 

O quarto do filho pré-adolescente precisava contar com layout e decoração versáteis para acompanhar o crescimento do garoto, que está numa fase de grandes mudanças. Como a bancada de estudos ficou na varanda, sobrou espaço para ele receber os amigos com conforto. O jovem tem apreço por coleções, e por isso, a arquiteta investiu em prateleiras para acomodar os objetos mais estimados.

 

 

 

Para a suíte desse dormitório, a preferência foi por revestimentos neutros e o reaproveitamento consciente seguiu no trabalho de Cristiane. Ao manter a bancada e louças já existentes, o projeto evidenciou os itens coloridos do ambiente.

 

 

Entusiasmado pelos bichos, a arquiteta seguiu o apreço do caçula para guiar o projeto lúdico do dormitório. Assim, nichos na marcenaria em tons neutros posicionam as peças de montar que o pequeno adora.

 

 

 

Para o banheiro, a arquiteta também preferiu manter a bancada e louças existentes, enquanto os revestimentos foram escolhidos para proporcionar um clima mais divertido ao ambiente. Por fim, a porta de correr no box foi primordial para garantir funcionalidade e conforto ao banheiro do pequeno.

Nichos em azul e box com porta de correr foram pensados para o momento de vida do menino mais novo da casa

 


 

Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais  e também veja nossos vídeos no  , se inscreva e deixe seu Like.

O Revest In Cena agradece.

 

Projeto:
Arquiteta Cristiane Schiavoni

@cristianeschiavoni

 

Fontes:
dc33 Comunicação    

Karina Fascina – pauta@dc33.com.br

Glaucia Ferreira – coordenacao@dc33.com.br

Danilo Costa – danilo@dc33.com.br

@dc33comunicacao

 

Foto:

Carlos Piratininga

  Pag 1/228