destaque destaque destaque
Contato

 

Parece mas não é: produtos curingas que desafiam o olhar


Tapetes e laminados que parecem azulejos? Luminárias que transitam entre obras de arte contemporâneas e cabides multifuncionais? Porcelanatos que lembram painéis pintados à mão? Não é de hoje que as empresas de móveis e revestimentos se reinventam e criam produtos curingas que se assemelham a outros materiais, unindo características e diferenciais estéticos em peças únicas – como porcelanatos inspirados em madeiras, sofás que se abrem em confortáveis camas, entre outros.

Confira abaixo uma seleção de peças que parecem ser um produto/material específico, mas não são:


Cabides que iluminam ou luminárias que organizam?


A Carbono traz para o Brasil a Clothes Hanger Lamp, peça que leva a assinatura do designer Hector Serrano, para Droog. Com estrutura em acrílico e tecido, a criação se assemelha a uma camisa presa a um cabide mas que, na verdade, excerce a função de luminária contemporânea. 


Multifuncionalidade é a característica marcante da Luminária Joca, da Hometeka. Com design dos Estúdios Iludi e Juli Buli, a base de sustentação da peça é feita em aço carbono que atua como mancebo, recebendo roupas, chapéus, echarpes e o que mais a imaginação permitir. Em uma das pontas, uma delicada lâmapda de filamento ilumina o ambiente.



Pinceladas de arte para decorar 


O gigante porcelanato Craft Woods – que chega a medir 2,40 x 1,20 m – da Decortiles lembra um grande painel em aquarela, com pinceladas suaves que remetem a um passeio sensorial por uma grande floresta. A “paisagem em revestimento” evoca a serenidade e tranquilidade que vem da natureza.



O pop artista Andy Warhol é a inspiração da luminária de teto Canned Light, do designer Ingo Maurer para a Fas Iluminação. Em aço escovado e revestida por papel estampado, a peça representa um dos primeiros trabalhos em serigrafia de Wardhol, tornando a peça mais que um elemento luminotécnico, mas também uma pequena obra de arte.



A Santa Luzia apresenta a Coleção Escamas, revestimentos em poliuretano que permitem a criação de grandes “painéis esculturas”, com textura orgânica, modular, pequenas peças que se repetem para formar um só desenho geométrico. Em homenagem aos peixes brasileiros, a novidade é assinada pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum e o escritório O Fetiche.



Madeira como ponto de partida


A Eucafloor une inovação tecnologia e muito charme na Gran Elegance London, nova linha dos pisos laminados. Com réguas de 45 cm de largura, a maior do segmento disponível no mercado, o produto traz o clássico desenho espinha de peixe, que prima pela nobreza, elegância e contemporaneidade.



O tapete Versatile Bridge da By Kamy, alia o visual de aconchego à estética lúdica das antigas pontes de madeira em uma peça prática e divertida, indicada para ambientes internos e também externos – já que é composta por 100% látex.



Para sentar... ou não?


A designer Baba Vacaro assina para a Futon Company a poltrona Mandacaru, inspirada na planta nordestina. Os diferenciais da peça estão nas diferentes configurações possíveis: pode-se escolher a posição sentado, reclinado ou deitado dependendo da movimentação das seis almofadas unidas como pétalas em um miolo central. Além disso, é possível desmembrar as almofadas e utilizá-las como itens decorativos sobre sofás, tapetes e camas.


Assinado pelo estúdio Skate Haus, o Banco de Skate Ollie Air Cubes da Hometeka é composto por pés em madeira e um shape de skate multicolorido. Perfeita para ambientes descontraído, a peça engana à primeira vista, deixando a dúvida: é para sentar ou sair rodando por aí?


Banco, balde ou vaso em madeira? O banco Hacienda da Saccaro instiga o olhar pela sua forma pura e simplificada, com uso de madeira multilaminada em planos que criam volumetria exuberante. A alça em couro confere ar jovem e divertido – e deixa a peça ainda mais criativa. Pode ser utilizada como banco ou mesa de apoio lateral.



Inspirados nos clássicos azulejos 


A estética visual característica dos azulejos serviu de inspiração para a Formica. Indicado para revestir paredes de áreas úmidas – como pia de cozinha -, o padrão FX02 Talavera é um laminado decorativo de alta resistência que traz a beleza das cores e nas estampas dos tradicionais azulejos em técnicas de patchwork.



Já a by Kamy apresenta o tapete Versatile Azulejo Português, prático e alegre ideal para ambientes internos e externos. Composto 100% látex, o tapete é maleável, leves e macios.



Pedras em porcelanatos 


Na cartela 2017 da Eliane Revestimentos se destacam os revestimentos cerâmicos que remetem aos elementos naturais e toda a nuance cromática das diferentes pedras nacionais. O porcelanato Ardósia remete à pedra de mesmo nome, com superfície de textura marcante e profundo tom negro que traz personalidade aos espaços.



O revestimento AGA Country é assinado pelo paisagista Alex Hanazaki para a marca. Abrindo ambientes ao clima rústico e tonalidade quente, o lançamento é inspirado na beleza bruta da terra, com rusticidade e beleza natural, seguindo o rigor estético e textura fiéis às matérias-primas.



Acessórios como inspiração decorativa 


Um pequeno arranjo de flores ou um delicado porta-guardanapo? O Porta-guardanapo Hortênsia da Cecilia Dale foi desenhado propositalmente para se camuflar na decoração das mesas, atuando como pequenas flores coloridas. Feitos em tecido com argola de madeira confere charme e praticidade.



Uma xícara pendurada na parede? Na verdade, trata-se da luminária Light Au Lait, desenhado por Ingo Maurer para a Fas Iluminação. Em porcelana, silicone e aço inoxidável, a peça irreverente cria uma luz suave que destaca o design criativo, onde até mesmo a colher para mexer as bebidas ganhou uma nova função – atuando como acionamento da lâmpada.



Novos com aspecto de envelhecidos e rústicos


A Decortiles segue a tendência de decorações mais rústicas e apresenta o porcelanato Laca Black, inspirado no material de mesmo nome muito utilizado nos mobiliários orientais. Com uma cor minimalista e bastante textura, o revestimento traz os traços do tempo sobre as superfícies com aplicação que se parece com a laca, em um efeito arranhado que deixa a superfície brilhante da laca com aspecto fosco.



Inspirado no concreto aparente, as linhas Boston Silver e Boston Origami da ViaRosa invadem a decoração de maneira muito criativa. A Boston Origami apresenta relevo acentuado e a Boston Silver possui a superfície plana – em um resgate do aspecto rústico industrial. Ambas possuem textura acetinada, variação de desenhos nas 4 faces e foram produzidas com impressão Full HD que permite grande realismo às peças.



Banheiro ou jardim de inverno?


Um banheiro muito aberto, onde o jardim literalmente invade a decoração. Com ares de jardim de inverno, a suíte do casal projetada pela dupla Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli em uma casa no Alto de Pinheiros conta com grandes janelas e teto em vidro, permitindo que as árvores façam parte do projeto de interiores bem como a entrada de luz natural.  Dentro do ambiente, foram fixadas vários tipos de samambaias e uma composição com Ripsalis, tornando o espaço mais tranquilo, amplo e permitindo um contato real com a natureza.



Acompanhe sempre as outras matérias disponíveis aqui no site.

 Curta nossa página no facebook www.facebook.com/revestincena

Siga o instagram @revestincena

 

Colaboradores:

 

Denise Delalamo Comunicação

www.denisedalalamocomunicacao.com.br

 

Créditos:

 

Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli
www.negrellieteixeira.com.br

by Kamy
www.bykamy.com.br

Carbono
www.carbonodesign.com.br

Cecilia Dale
www.ceciliadale.com.br

Decortiles
decortiles.com.br

Eliane
www.eliane.com

Eucafloor
www.eucafloor.com.br

FAS Iluminação
www.fasiluminacao.com.br

Formica
www.formica.com.br

Futon Company
www.futon-company.com.br

Hometeka
www.hometeka.com.br

Saccaro
www.saccaro.com.br

ViaRosa Porcelanato
www.viarosa.com.br

  Pag 1/228