top of page

O Valente Ladrilho Hidráulico

  • 11 de mai.
  • 3 min de leitura


O ladrilho hidráulico tem esse nome porque depois de prensado, descansa por 24 horas para depois, ficar submerso em água por até 8 horas.

As peças são feitas pela junção de areia, cimento, pó de mármore, pedras e corantes minerais que depositados em formas metálicas moldadas, seguem para a cura.


Forma para confecção de ladrilho hidráulico

 

O processo é totalmente artesanal e executado peça por peça. É uma tradição milenar que atravessou o tempo com charme e estilo e faz de espaços e ambientes, verdadeiras obras de arte. Sua origem remonta aos antigos mosaicos bizantinos do século IV d.C., criados para decorar paredes e pisos, expressando arte e religiosidade.

 


Basílica bizantina em Shiloh, Israel - Foto Flickr

 

Nessa época, o mundo civilizado era dominado pelo Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla (atual Istambul, Turquia), que possuía grande território entre a Ásia e a Europa.

Com a expansão Moura e Bizantina pela Europa, o ladrilho hidráulico foi largamente utilizado como revestimento de paredes e pisos, espalhando-se rapidamente pelos países do mediterrâneo e posteriormente se popularizando na Rússia e na Inglaterra Vitoriana, assumindo formas de manifestação cultural, religiosa e registro de feitos históricos, nos castelos e prédios públicos europeus e depois, introduzidos e popularizados na arquitetura das residências.


Piso em Ladrilho Hidráulico formado por pequenas "pseudo Tesselas" - Casa Bures (Barcelona - Espanha)


As primeiras referências sobre o ladrilho hidráulico ou piso hidráulico, datam de 1857, onde o mesmo foi descrito como uma alternativa à pedra (principalmente o mármore). Em 1867 na exposição universal em Paris, o ladrilho foi apresentado pela empresa Garret Rivet i Cia, como uma “cerâmica” que não necessitava de cozimento, pois era solidificada através de prensas.


Edifício onde foi realizada a Exposição Universal de Paris em 1867

 

No fim do século XIX os ladrilhos hidráulicos chegaram a América do Sul, para o Brasil, vieram produtos importados da França, Bélgica e Portugal.

As primeiras fábricas brasileiras de ladrilho hidráulico surgiram no final do século XIX com a chegada dos imigrantes europeus em solo nacional, onde em São Paulo, o cônsul suíço transmitiu o conhecimento da técnica de fabricação aos italianos residentes na capital paulista, dando início a produção de peças em território nacional, oferecendo uma alternativa mais em conta em relação às ofertas importadas.


Fabrica Ladrilar - São Paulo Brasil - Desde 1922 fabricando ladrilhos hidráulicos - Foto http://www.ladrilhosartesanais.com.br


Como sua produção é artesanal, o que caracteriza exclusividade às peças, o ladrilho hidráulico tornou-se um objeto de grande capacidade estética na arquitetura e decoração. Um exemplo disto seriam os desenhos delicados que representam formas geométricas, folhas ou flores, usadas em composições que simulam tapetes que recobrem a totalidade de um ambiente.


Museu de Mataró - Espanha - Foto: Kippelboy

 

Sua utilização também se estende para passeios públicos, calçadas, praças, sinalizações táteis, estacionamentos, rampas de automóveis, garagens, bordas de piscinas, ambientes internos etc. Seus diferenciais são: a grande resistência à abrasão, intempéries, simples manutenção, alta durabilidade e alta resistência aliada a características antiderrapantes, que oferecem uma maior segurança, mesmo quando molhados.


Ladrilho hidráulico em calçada localizada em São Paulo - SP

 

O ladrilho hidráulico foi moda no Brasil nos anos 20, época da imigração italiana no país, tendo o seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.


Ladrilho hidráulico, com desenho do mapa do estado de São Paulo na calçada do Aeroporto de Congonhas - São Paulo - SP

 

Atualmente, o mesmo está de volta à cena, no universo da arquitetura e decoração, acompanhando a tendência retrô de valorização de elementos do passado.


 As infinitas possibilidades de formas e cores são algo que fascinam nos ladrilhos hidráulicos. Formas geométricas, florais, patchwork, mosaicos são alguns exemplos de combinações e as peças podem ser aplicadas em paredes e pisos, de áreas internas e externas.


Foto: Chad McPhail de Design


Foto Crédito: Hydraulic Tiles Home Design


Abusando da criatividade, salas, quartos, varandas, áreas gourmet, banheiros, cabeceira de camas, moveis, cozinhas e outros ambientes, ganham personalidade quando recebem ladrilhos hidráulicos, pois sua versatilidade e infinidade de estilos proporcionam ao espaço um charme a mais, sendo uma excelente opção para quem não tem medo de ousar na decoração.


Foto: Melanie Ocana

 

Forte tendência na arquitetura moderna, o ladrilho hidráulico, agrega destaque e beleza aos detalhes que fazem toda a diferença na decoração de ambientes, gerando uma atmosfera de sofisticação e originalidade.

Não é a toa que o Valente Ladrilho Hidráulico, pelo seu comportamento vivaz , continua sendo um dos protagonistas mais aplaudidos e desejados até os dias de hoje.


Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais e também veja nossos vídeos no Youtube e se inscreva e deixe seu Like.

Comments


bottom of page