top of page

Revestimentos Ecológicos

  • 31 de mar.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de abr.



A sustentabilidade é uma característica que visa utilizar dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes, sem comprometer a utilização e a satisfação das gerações futuras. Esse termo é citado, seja no meio ambiente, na educação, economia ou na administração pública. Apesar de estar associado diretamente ao meio ambiente e a tudo que o mesmo envolve, a sustentabilidade é presente no desenvolvimento dos demais setores da sociedade, sem que estes danifiquem a natureza, pois é através dela que os recursos naturais são utilizados de forma inteligente e são preservados.


Globo Verde - Foto Olearys - www.flickr.com

 

Hoje é comprovado através de pesquisas, que empresas sustentáveis e socialmente responsáveis são bem vistas aos olhos dos consumidores, influenciando no poder de compra e impactando diretamente na imagem das empresas, pois a cada dia que passa, a sociedade se torna mais preocupada com a preservação do meio ambiente e procura por opções de produtos que sejam ecologicamente corretos, principalmente quando falamos do setor de construção e decoração.

 



Pensando na redução do impacto do descarte de matérias de construção no meio ambiente, algumas empresas do mercado de revestimentos inovam e desenvolvem produtos que geram um menor impacto ambiental, os chamados produtos ecologicamente corretos, dando um novo conceito renovável à estes materiais.



Playground com piso em resíduo de pneus

 


Para a realização de uma construção sustentável, é necessário que estes produtos, sejam fabricados com o menor consumo de energia e de água, ocasionando redução no impacto ambiental.

 

Tijolos de argila fabricados por empresa Australiana de maneira sustentável.

 

Os revestimentos chamados " Eco Friendely", sustentáveis, ganham espaço nos showrooms das lojas e conquistam uma grande parcela do público consumidor, porém para se caracterizar como um produto sustentável, os mesmos devem possuir requisitos, seja na sua produção, no tipo de matéria prima utilizada e até mesmo no método de descarte.

 

Deck revestido com "madeira plástica"

 

Reciclar, reutilizar, reduzir, aproveitar fontes alternativas de energia e produzir sem excessos são exemplo desses requisitos que chamam cada vez mais a atenção dos consumidores.

A oferta de pisos e revestimentos ecológicos cresceu no mercado. Existe hoje uma variedade de modelos e materiais, com padrões e cores diversas, produzidos por inúmeros fabricantes do setor, que com muita criatividade e elegância passaram a fornecer alternativas para revestir e decorar ambientes externos e internos de residências, prédios, lojas etc.

 

Cozinha sustentável - madeira reciclada, reciclado de concreto - Autor Jeremy Levine

 

Ladrilho hidráulico, papel de parede, madeira de demolição, pastilhas de garrafa PET, revestimentos em bambu, eco cerâmicas feitas de vidro reciclado de lâmpadas fluorescentes, pastilhas de coco, fibras vegetais processadas, placas cimentícias, revestimento de resina e tintas ecológicas (sem compostos orgânicos voláteis), são algumas opções neste universo de produtos ecologicamente sustentáveis para a utilização em pisos e revestimentos.


Alguns exemplos de produtos Eco Fiendly

 Palimanan - Eco Ibérico Ibiza (1), Lepri - Ecopastilha Paper (2), Rivesti - Geométrica Verde Caviúna (3), Lamiecco - Revero Serno (4), Laminado de Bambu (5), Innovarte 3D - Faktum (6), NeoBambu 3D - Floresta (7), Colormix - Linha Eccos Manauara (8), Painel de cortiça (9).

 

Numa época onde o conceito de ecologia e sustentabilidade estão em evidência, estes revestimentos vem para preencher um nicho de mercado que está em crescimento e deverá ser cada vez mais explorado pelos fabricantes do setor no Brasil, pois os novos consumidores, chamados de ecocidadãos, procuram alternativas ecologicamente corretas para construções cada vez mais sustentáveis.


Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais e também veja nossos vídeos no Youtube e se inscreva e deixe seu Like.




Fonte: CMMAD (Comissão Mundial sobre meio Ambiente e Desenvolvimento).Nosso Futuro Comum. RIO de janeiro. Editora FGV, 1988.

Leff, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder, 7° Edição. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2009.

Casa.com.br/sustentabilidade

http://www.bomconselho.xyz

http://www.lamiecco.com.br

http://palimanan.com.br

http://www.lepriceramicas.com.br

http://rivesti.com.br

http://innovarte3d.com.br

http://www.neobambu.eco.br

http://colormix.com.br

Photo credit jakerome via Visual hunt - Bambu

Comentarios


bottom of page