UM CONVITE AO ACONCHEGO!
“A Casa Viva” é o fio condutor de CASACOR São Paulo, que em 2018 chega à sua 32ª edição. Os ambientes podem ser visitados pelo público entre 22 de maio e 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo, e resumem o que há de melhor no design de interiores, paisagismo, decoração, arquitetura, arte e as tendências mais desejadas do momento. Em comum, todos os 82 espaços (entre casas, lofts, salas, banheiros, lounges, jardins, estúdios e apartamentos) apresentam construções sustentáveis e secas, atendendo a ideia da casa como refúgio físico, mental e espiritual.
O Revest In Cena foi até lá e mostra para você, algumas das novidades e o que é tendência para o décor.
Recinto do Bosque - GDL Arquitetura - Gabriel de Lucca
Foto Evelyn Muller
Partindo de um retângulo modular, Gabriel de Lucca projetou um banheiro que não está completamente isolado do seu exterior. Pequenas fendas na parede lateral fazem incidir a luz solar e demarcam pontos de sombra, e de dentro das cabines é possível contemplar o jardim ao redor. “A relação do interior com o exterior é como uma sinfonia. Há um detalhamento preciso de alinhamento, das partes retas às curvas”, diz o arquiteto. A iluminação indireta, sem pontos de luz no teto, ajuda a ressaltar o verde da paisagem externa.
Foto Evelyn Muller
Destaque para o brise da fachada que proporciona um jogo de luz e sombras para o ambiente e o lindo trabalho de marcenaria que traz o alinhamento preciso entre curvas e retas.
Foto Evelyn Muller
Refúgio Urbano - Marina Linhares
Um espaço para o escapismo do dia a dia. Assim é definido o Refúgio Urbano, ambiente assinado por Marina Linhares. Instalado em meio a um bosque do Jockey Club de São Paulo, ela trouxe a natureza para dentro do ambiente.
Foto Rômulo Fialdini
Além das paredes de vidro, que permitem que a luz e as cores em volta interajam e invadam o espaço, Marina incorporou ao projeto árvores tombadas pela prefeitura da cidade, provocando sua criatividade a tirar proveito da situação, dando origem a um ambiente charmoso e, ao mesmo tempo, fazendo com a que arquitetura obedeça às regras da natureza. Tudo isso desenvolvido tendo em vista um casal jovem, com hobbies, que gostam de receber e que, por terem viajado muito, conhecem diferentes jeitos de morar. Dessa forma, duas salas, sendo uma de jogos, ficam aconchegantes junto a uma decoração contemporânea.
Foto Richard Pieper
"Criamos um espaço que fala de pequenos prazeres, que remete a casa como santuário... Assim, nos sentimos protegidos e conectados pois não deixamos de lado o que há de mais atual em tecnologia", explica Marina.
Foto Richard Pieper
Casa Terra - Paola Ribeiro
A designer de interiores Paola Ribeiro assina a Casa Terra, luxuoso espaço de 160 m² distribuídos em cozinha gourmet, living, jantar e terraço com jardim. Projetar um ambiente envolvente e que ofereça praticidade e atrativos em seus espaços integrados foi o ponto de partida para a construção da casa, que contempla duas grandes árvores em seu interior, um ponto alto do projeto que cria sensação de bem-estar.
Foto Denilson Machado
A proposta foi criar um espaço amplo, com muita luz natural, integrado a um atraente jardim, seguido por um confortável estar sob um pergolado. Criado para ser um anexo da casa, um espaço de convivência que reúne toda família e onde os visitantes são recebidos por uma incrível vista do verde, remetendo-os ao acolhimento e tranquilidade do campo. O paisagismo assinado pelo renomado Alex Hanazaki estará presente com suas perfeitas criações que aliam harmonia e bom gosto incontestável.
Foto Denilson Machado
Casa Arcos - Léo Shehtman
A Casa Arcos surpreende e quebra as expectativas. Esse ambiente é composto por dois espaços que se contrapõem, delineados pelas cores e pelos arcos que nomeiam o projeto: o exterior sóbrio e bruto faz oposição ao interior colorido, prático e fluido.
Nuances de verde e azul profundos, junto de tons terrosos, representam a vida que permeia e circula pela Casa.
Destaque para o azulejo verde da Romacer
Azulejos de banheiro, cobogós, cerâmica e piso tipo granilite são alguns dos elementos que carregam consigo um estilo de morar da transição entre moderno e pós-moderno.
Destaque para o Cobogó
Anexo Nuage - Yamagata Arquitetura – Aldi Flosi, Bruno Rangel e Paloma Yamagata
Para transmitir a sensação de calma e relaxamento que desejavam no loft de 68 m², Aldi Flosi, Bruno Rangel e Paloma Yamagata exploraram os tons neutros e tranquilizadores, como o bege e o cinza-claro, e usaram referências do design escandinavo, que tem como características principais a luminosidade, as formas simples e o uso de elementos naturais.
Foto Denilson Machado
O resultado é uma casa acolhedora, mas sem excessos, onde a sensação de leveza fica explicitada no arranjo com plumas de capim sobre a mesa de jantar, que remete a uma nuvem flutuando.
Destaque para o Ladrilho Naevia Multicolor - Colormix
Destaque para as paredes revestidas com painéis de madeira vincadas com o mesmo tamanho dos ladrilhos utilizados no piso e parede do dormitório
Spa da Mata - Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli
Para criar um lugar de descanso e relaxamento, Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli aproveitaram a área verde em torno de seu ambiente: paredes e tetos de vidro privilegiam a iluminação natural e trazem a natureza para dentro do espaço.
Destaque para o revestimento ciimentício - Castelatto
Cores neutras e projeto luminotécnico intimista proporcionam uma sensação de aconchego, complementada pelos móveis de madeira, chaises, banheira e lareira. Tudo foi pensado para o conforto e o bem-estar de quem quer se desconectar da correria do dia a dia.
Destaque para o granito Black Taurus - Guidoni
Estúdio do Executivo - Erica Salguero
A arquiteta e decoradora Érica Salguero apresenta um ambiente despojado, moderno e luxuoso inspirado na intensa rotina de um empresário bem-sucedido e apreciador de design.
Foto Renato Navarro
O espaço de 40 m² mescla tons de branco, cinza e pinceladas de verde musgo na decoração com mobiliários assinados por ícones do design mundial, como Antonio Citterio e Sergio Rodrigues.
Dividido em três ambientes - cozinha, living e quarto - a arquiteta utilizou o “morar vivo”, tema que rege a mostra deste ano, oferecendo uma atmosfera prática, inteligente e facilitadora, da maneira que um empresário necessita para conciliar seus momentos de relaxamento e de trabalho.
Foto Renato Navarro
O charme do ambiente está no contraste das paredes opostas. Enquanto uma parede foi construída com ripas de MDF preto a outra, localizada no ângulo oposto, agrega ainda mais classe com a utilização de mármore branco Paraná Novolatto envolvendo toda a área do living e cozinha. “O mármore é a expressão máxima de elegância e sofisticação, e tornou-se o ponto alto do Estúdio do Executivo”, completa Érica Salguero.
Destaque para o mármore Paraná Novulatto
Estúdio do Escritor - Paula Bignardi e Paulo Azevedo
Intimista e masculino, o espaço assinado pelos arquitetos Paula Bignardi e Paulo Azevedo foi pensado para um escritor que busca suas inspirações em viagens pela Europa e pela Ásia.
O quarto integrado a um escritório possui estantes com muitos livros e diversas obras de arte espalhadas em seus 28 m².
A paleta de cores privilegia tons terrosos, dourados e vermelhos e diferentes texturas marcam presença em fibras naturais, madeira e diversos tipos de tecido.
Casa do Escritor - Jóia Bergamo
Pensada para ser sustentável e inspirada por projetos como a Glass House de Philip Johnson, a morada de 70 m² tem tecnologias que aumentam a eficiência energética e reduzem o impacto ambiental. A casa é marcada pelo uso de vidro nos fechamentos e pelo Steel Frame – sistema construtivo feito com perfis de aço galvanizado e placas cimentícias que proporcionam uma obra rápida e limpa, e que dispensa o uso de tijolos e cimento.
Mobiliário de Reinaldo Lourenço, Ronald Sasson, Paulo Sartori e Antonio Bonet completam a atmosfera relaxante do lugar.
"Como conceito do meu espaço, imaginei criar uma casa para um escritor, onde a mesma pudesse proporcionar-lhe ambientes perfeitos para viver, requalificados pela luz natural e perfeita circulação do ar, proporcionando , máximo conforto", comenta Jóia.
Destaque para a bancada e mesa em Dekton - Cosentino
Os revestimentos também merecem atenção no espaço da designer, que escolheu o porcelanato Backstage da Portinari, usado no chão, reproduz com perfeição a textura e a cor do cimento em peça especial, desenvolvida em porcelanato técnico, que é muito mais resistente e durável.
Sala de Jantar - Naomi Abe
Naomi Abe volta a integrar o elenco da CASACOR depois de mais de uma década ausente da mostra. Nesta edição, a profissional assina a Sala de Jantar, cuja principal inspiração foi o Brasil. Peças e mobiliários assinados por designers e artistas plásticos nacionais encontram ali espaço de destaque.
Espelhos colocados atrás dos cobogós cerâmicos, dão a impressão de continuidade, valorizando ainda mais o elemento vazado, deixando o ambiente ainda mais contemporâneo.
Outro elemento que merece destaque é o ladrílho hidráulico aplicado no chão. Naomi desenhou peças cujas cores são inspiradas nas obras de Tarsila do Amaral.
Foto Marquinhos
WC No Gender - Lisandro Piloni
Uma atmosfera dos anos 1980 toma conta do banheiro unissex de 30 m² criado pelo arquiteto Lisandro Piloni, que traz referências ao estilo Memphis no uso de formas geométricas e cores intensas.
“A mistura de tons cria um ambiente alegre e descontraído, onde não há espaço para preconceitos. É um lugar para todos, em que cada um pode ser o que quer”, diz Lisandro.
Destaque para o tecido geométrico da Entreposto
O contraste entre os tons segue a tendência Color Blocking, que ora une nuances complementares, ora análogas, e confere um clima bem moderno ao banheiro.
Destaque para o revestimento Creare Branco 5 x 5 cm - Portinari
Cabana - MG Arquitetura - Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães
Com desenho arquitetônico distribuídos em 60 m², o espaço reúne uma área de estar completa, com living, jantar e cozinha. “Tudo é de fácil manutenção para que a casa não dê trabalho e somente promova momentos agradáveis”, conta Thiago, que junto da sócia participa pela terceira vez da maior mostra de decoração.
Foto Richard Pieper
Com estrutura de aço, que compõe o sistema de steel frame, a construção erguida em apenas 18 dias pela Wortsman Associados chegou pronta ao canteiro de obras do Jockey Club de São Paulo e recebeu fechamento de drywall (gesso acartonado) e telhas metálicas. “É uma obra limpa, que não usa fôrmas de madeira nem concreto, e sem desperdício”, fala Ana Paula. “
Foto MCA Estudio
Na parede de maior destaque, vista logo da entrada, o que parece pedra, na verdade, é concreto com formato, visual e instalação idênticos aos do material natural. “É uma novidade que além de ser mais simples de colocar tem manutenção zero”, explica Ana Paula.
Destaque da parede com revestimento Betão - A Cimenteira do Louro
Acompanhe sempre as outras matérias disponíveis aqui no site.
Curta nossa página no facebook www.facebook.com/revestincena
Siga o instagram @revestincena