destaque destaque destaque
Contato

 

TRANSFORMANDO AMBIENTES 

 

As diferentes possibilidades que o papel de parede proporciona aos ambientes faz com que o revestimento continue forte na sua especificação dentro da arquitetura de interiores. O que não faltam são opções de estampas, materiais e texturas para transformar todos os cômodos do projeto. Mas como escolher? Onde aplicar?

Apaixonadas pela forma eficaz, precisa e estética que o papel de parede ‘veste’ a casa, as experientes arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, à frente do escritório Dantas & Passos Arquitetura, compartilham suas visões sobre o material e explicam as principais características para acertar com a utilização do papel nos projetos.

O destaque deste projeto, está no papel de parede da Stick Decor, com desenhos de folhagens coloridas.

 

 

          Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: JP IMAGE.

 

1. Principais vantagens

 

Entre seus atributos, a grande vantagem do papel de parede é o fato de proporcionar o uso em todas as áreas do imóvel, bastando apenas escolher o modelo correto para casa ambiente.  “Em áreas úmidas, como paredes de banheiro, com exceção da área do box, indicamos sempre utilizar o papel produzido com TNT ou vinílico, de forma a não danificar no contato constante com o vapor”, revela Paula.

Para os demais cômodos internos, não há restrições, ficando apenas a decisão sobre o estilo a ser aplicado, conforme o projeto. “O mercado nos proporciona uma diversidade muito primorosa de papéis de paredes, como os flocados, aqueles produzidos com tecidos, os revestidos com palha e muitas outras possibilidades de texturas e acabamentos”, acrescenta Danielle.

Além das questões estéticas, o papel de parede chama a atenção de quem está buscando alternativas para estampar as paredes com facilidade e rapidez para a instalação. Diferentemente dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos, sua utilização não implica a realização de uma grande obra para sua aplicação, que demanda apenas o uso de cola específica.

“É um revestimento que proporciona mudanças com agilidade, oferece uma perfeita equação custo-benefício e, em alguns casos, ainda colaboram nas questões termoacústicas. Sem contar que, se o morador enjoar, a decisão por substituir o papel de parede pode ser feita com muita facilidade”, relativiza Paula.

 

 

2.Um olhar pelos ambientes da casa

 

  

          Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello

 

Neste lavabo o destaque está nas paredes, que receberam papel de parede de palha bronze com desenhos feitos a laser.

 

Em um projeto amplo, a melhor hora para escolher o papel de parede é durante o planejamento da decoração, já que o estilo terá papel importante para determinar a composição do ambiente.

Com o olhar apurado, estampas são muito exploradas para aplicação em lavabos, hall social ou ao eleger uma parede específica na sala de estar ou de jantar, por exemplo.

Para a proposta de décor de quartos de crianças, o papel de parede contribui com o colorido e as versões mais lúdicas e divertidas com o desenho de personagens. “Em quartos de bebês, o material contribui de uma forma muito delicada para trazer a essência pueril que as mamães esperam para receber com tranquilidade o crescimento dos seus pequenos”, destaca Danielle. Em um dormitório adulto, o papel de parede pode protagonizar com a sua presença na cabeceira da cama e, ao mesmo tempo, contribuir com as sensações de aconchego e acolhimento.

 

3.Estilos

 

 

          Crédito da foto: pixabay

 

Além do liso com um imenso portfólio de cores, o mercado oferece papéis de parede com desenhos geométricos, listrados, abstratos, clássicos, reprodução de materiais naturais, animal print, paisagens e estéticas da natureza, com flores, folhagens.

 

4.Dicas de instalação

 

A primeira dica é preparar a parede, que precisa estar limpa (sem partículas de poeiras), sem deformidades e com a aplicação de uma demão de tinta para uma aderência perfeita do material.

No tocante a tinta, vale a observação: se a escolha for por um papel com tonalidade clara, é fundamental que a tinta também o seja, evitando assim o vazamento da cor.

No caso do papel de parede com estampas, é fundamental ‘estudar’ a continuidade antes de aplicar. “Para pequenas mudanças, principalmente nessa época de isolamento social, o próprio morador pode se aventurar nessa incursão de renovar a casa. Em uma escala maior, o ideal é sempre contarmos com mão de obra experiente e especializada”, explica Paula.

 

5.Como calcular a metragem?

 

A quantidade de papel de parede pode mudar de acordo com a variação das estampas e desenhos, pois é preciso observar as emendas durante a aplicação. Todavia, em linhas gerais o cálculo é feito através das medidas de largura e altura da superfície.

Assim, a conta final implica em analisar não apenas a metragem quadrada, mas também considerar a largura e altura da parede. “Cada rolo tem largura e comprimento distintos, por isso é não podemos nos descuidar desses detalhes. Caso não façamos, é bem provável que possa faltar material”, finaliza Danielle.

 

Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais  , e também veja nossos vídeos no  , se inscreva e deixe seu Like.

O Revest In Cena agradece.

 

Inspirações e projetos: 

Dantas & Passos Arquitetura

@dantaspassos.arquitetura

 

Fonte:

dc33 Comunicação 

Raissa Germano – assessoria@dc33.com.br

Glaucia Ferreira – coordenacao@dc33.com.br

Danilo Costa – danilo@dc33.com.br

@dc33comunicacao

  Pag 1/228