destaque destaque destaque
Contato

GALERIA ORIGAMI BY GABRIEL DE LUCCA

 

CASACOR São Paulo: GDL Arquitetura apresenta a Galeria Origami CASACOR

Galeria de arte terá exposição e comercialização de obras de renomados nomes do mercado brasileiro de arte

 

Linear, robusta e de uma leveza singular, essas são as principais características da Galeria Origami CASACOR, espaço projetado por Gabriel de Lucca, arquiteto à frente do escritório GDL Arquitetura para mais uma edição da CASACOR São Paulo, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, que acontece de 30 de maio a 06 de agosto pela segunda vez no Conjunto Nacional. O tema escolhido para este ano foi “Corpo & Morada”, que entende que o afeto e o cuidado devem permear as relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, a cidade e o planeta.

 

 

 

Com 192m², o ambiente será literalmente uma Galeria de arte, com exposição e comercialização de aproximadamente 35 gravuras de nomes renomados como: Iberê Camargo, Amílcar de Castro, Tomie Ohtake, Rubem Valentim e Glauco Rodrigues. As peças serão expostas de forma rotativa com mudanças em duas fases, que acontecem nos meses de junho e julho, respectivamente. A curadoria será de Cézar Prestes.

 

 

 

Com lifestyle minimalista, a Galeria possui predominância da madeira e do concreto em perfeito diálogo com o edifício. O percurso arquitetônico se inicia através de um amplo corredor linear paralelo a um labirinto, que distribui e organiza os trajetos de toda área expositiva, sem necessariamente ditar sua exploração.

 

 


A escada é um dos destaques do espaço. Sua forma faz alusão ao Tsuru, (ave sagrada e um dos mais tradicionais origamis da cultura japonesa), o elemento construtivo “convida” o visitante a descobrir um mirante que permite uma vista sem obstruções do que acontece ao seu entorno. De forma equilibrada, o invólucro arquitetônico se difunde entre as obras e peças que enfatizam e valorizam o design e a arte nacional.

 

 

Cada seccionamento do projeto foi pensado para se obter uma condicionante visual diferente, explorando cheios e vazios, permitindo a percepção de caminhar “dentro” de um quadro. “É curioso dizer que o conceito do projeto da Galeria Origami CASACOR foi em dar origem a uma edificação que buscasse o diálogo equilibrado entre arte e arquitetura e nunca em ser algo distinto” revela o arquiteto.

 

 

 

 

 

 

A iluminação recebeu atenção especial, pois além de atender a Galeria de forma geral, precisou ser pensada e desenvolvida para que as obras não fossem ofuscadas e sim reproduzidas de maneira fiel. Para isso, foi especificado lâmpadas com IRC (índice de reprodução de cor) alto, além de difusores para evitar o reflexo nas obras. Esta solução de iluminação permite a flexibilidade para eventuais troca das peças, independentemente do tamanho. Outra preocupação do profissional foi de não usar projetores, para que àqueles que avistarem a Galeria de um ponto mais alto, ter a sensação de um ambiente limpo, sem poluição visual. As luminárias foram desenhadas pelo escritório com exclusividade para o espaço.

 

 

 

Todas as obras dos artistas mencionados estarão à venda durante todo o período da Mostra e parte das vendas, serão revertidas para o Instituto Tomie Ohtake e o Instituto Rubem Valentim. Os interessados podem realizar a compra e buscar por mais informações no próprio espaço. Os valores são a partir de R$ 6 mil, podendo chegar até R$100 mil.

 

 

 

 

Fotos: Denilson Machado e Yuri Mazará

 

 

Continue acompanhando as matérias sobre a Casacor SP. Não deixe de ler as outras matérias disponíveis aqui no portal, acesse nossas mídias sociais Facebook  e Instagram  também veja nossos vídeos no Youtube, se inscreva e deixe seu Like.

  Pag 1/229