destaque destaque destaque
Contato

PAREDE VIVA SEM MISTÉRIOS!

 

Em agosto de 2023, acordamos com a notícia sobre o incêndio de um jardim vertical, na região central da capital de São Paulo. O Edifício Santa Cruz recebeu a cobertura vegetal na parede e desde então, era a responsável pela manutenção de todo o sistema que garantia a permanência do jardim vertical na fachada. A prefeitura não informou as causas do incêndio e estão apurando o ocorrido, mas de acordo com relatos de moradores e de quem passava pelo local, o jardim vertical já estava com a vegetação completamente seca por falta de manutenção adequada, o que deve ter ocasionado o incêndio, devido as altas temperaturas registradas no período.

 

No prédio ao lado, existem dois paredões com o mesmo sistema de jardim vertical e a síndica informou que o edifico está sem condições financeiras para fazer a manutenção, o que a deixa muito assustada, a ponto de solicitar à prefeitura, a retirada dos jardins verticais, já em licitação para que isto aconteça.

 

           Foto: Tiago Queiroz - Estadão Conteúdo

 

Tomando este incêndio como exemplo, podemos afirmar com toda clareza que não é o jardim vertical vivo, o vilão desta história e que problemas decorrentes do insucesso com estes jardins, estão na ideia de que após instalado, se cuide por si só. A realidade é que assim como um canteiro, um jardim no seu quintal ou um único vaso de plantas vivas, requer cuidados naturais para a sua sobrevivência. Haverá o momento para a manutenção com poda, da fertilização adequada e principalmente de uma irrigação constante. Caso contrário, opte por jardins artificiais sem vida, mas não esqueça de que no mínimo, precisará de manutenção com sua limpeza.

 

 

              Foto: Danilo Verpa - Folhapress

 

O Revest In Cena já fez matérias a respeito de sistemas que envolvem um jardim vertical, assim como é especificado por arquitetos e paisagistas no mundo todo, sabemos que estas paredes verdes vivas são perfeitos oásis, trazendo a natureza para locais que necessitam de conforto visual, térmico e até mesmo acústico.

 

Rodrigo Cazarini, paisagista, técnico agrícola e CEO da Infiniti Vertical Gardens, empresa sediada no Balneário Camburiú / SC, com franquiados espalhados pelo Brasil, explica que os jardins verticais vieram para trazer inovação, sustentabilidade, qualidade, respeito ao meio ambiente e principalmente a garantia técnica de um sistema que permite baixíssima manutenção, com excelentes resultados para uma vida longa dos jardins verticais.

 

O que defini um bom jardim vertical é sua estrutura e ao longo de anos de experiência, Rodrigo desenvolveu seu próprio sistema estrutural para jardins verticais, hoje considerado um dos melhores do mundo.

 

  

 

 

O sistema Infiniti Vertical Gardens possui uma estrutura prática, leve e muito resistente, que reduz drasticamente o custo com mão de obra, facilidade de instalação, reduz o valor de frete por ser fabricada em material plástico e resistente, reduzindo o custo de manutenção do sistema.

 

 

           

 

 

           Projeto Jacque Frois Paisagismo 

 

Dispensa impermeabilização onde está instalado, porque fica afastado da parede e por este motivo, pode ser aplicado em qualquer superfície ( alvenaria, madeira, alumínio, Drywall e gesso acartonado ).

 

 

 

            Foto divulgação

 

Esta estrutura modular é produzida em plástico reciclado, com tratamento Anti UV e aditivos de resistência, o que garante durabilidade e tem  dimensões de 30 cm largura para 3 plantas, 25 cm altura para 4 plantas,  total de 12 plantas por m², mas esse número pode variar de acordo com a modulação, adaptando-se a qualquer metragem e a profundidade de avanço tem 21 cm. Possui local adequado para acomodação das mangueiras de irrigação, sem que estas fiquem próximas da terra, impedindo desta forma que os furos de gotejamento entupam.

 

 

           Foto divulgação

 

 

Quando o assunto é irrigação por gotejamento, necessário e fundamental para a sobrevivência dos jardins verticais vivos, podemos afirmar que não existem segredos e dificuldades para sua instalação e acompanhamento do sistema, que foi pensado e projetado para irrigar qualquer área, com qualquer dimensão, pois os equipamentos tem tecnologia avançada de programação e fácil manuseio. Ele permite que você determine os horários e dias da semana, acionando a irrigação, inclusive de acordo com as estações do ano, garantindo sua eficiência e tranquilidade para os momentos em que estejas viajando.

 

 

 

Arquitetos paisagistas e designers de interiores, conseguem especificar o sistema Infiniti Vertical Gardens em qualquer projeto, pois não existe limite de tamanho, tanto na largura, nem tampouco na altura de paredes, quinas e colunas, curvas ou não. Esse sistema dentre os existentes no mercado é o que proporciona o melhor desenvolvimento e menor custo de manutenção.

 

 

            Foto divulgação

 

 

             Foto divulgação

 

 

Seu jardim vertical vivo permanecerá sempre verde, trazendo o frescor da natureza para onde você estiver, seja na área interna ou externa de seu lar ou estabelecimento comercial.

 

 

          Foto divulgação

 

           Foto divulgação

 

Não deixe de ler as nossas matérias aqui no portal Revest In Cena e acompanhar nossas mídias Instagram, Facebook e Youtube

Fonte:

Infiniti Vertical Gardens
https://vertical.grupoinfiniti.net/
@ infinitiverticalgardens
@rodrigocazarini

  Pag 1/229